Search This Blog

Meditação do Duque de Gândia - Sophia de Mello Breyner Andresen

Nunca mais...

Sophia de Mello Breyner Andresen
Nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e faleceu em Lisboa a 2 de Julho de 2004, foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX, a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, em 1999.



Meditação do Duque de Gândia

Nunca mais a tua face será pura limpa e viva,
nem teu andar como onda fugitiva se poderá nos passos do tempo tecer.
E nunca mais darei ao tempo a minha vida.

Nunca mais servirei senhor que possa morrer.
A luz da tarde mostra-me os destroços do teu ser.
Em breve a podridão beberá os teus olhos e os teus ossos tomando a tua mão na sua mão.

Nunca mais amarei quem não possa viver sempre,
porque eu amei como se fossem eternos a glória, a luz e o brilho do teu ser,
amei-te em verdade e transparência e nem sequer me resta a tua ausência,
és um rosto de nojo e negação e eu fecho os olhos para não te ver.

Nunca mais servirei senhor que possa morrer.

No comments:

Post a Comment